terça-feira, 27 de novembro de 2007

Formação Continuada:Mídias e Tecnologia na Educação

Para o autor Setzer, no texto Professor combate uso precoce de computador,coloca que crianças só deveriam ter contatos com TV,jogos eletrônicos e computadores a partir de 17 anos. Na visão de Setzer, o computador forçaria e prejudicaria o pensamento intelectual do jovem.
Segundo Waldemar Setzer ,no texto TV e violência: um casamento perfeito. Destaca que a televisão não deveria ser utilizada nas nossas residências, porque permite a entrada da violência através dos meios de comunicação, destruindo a vida familiar, deixando as crianças violentas. Afirma também que as crianças deixam de ser infantis, queimando esta etapa da inocência.
Para contrapor esse radicalismo extremado de Setzer, o autor José Manuel Moran afirma que a escola educa, mas muito distante da realidade e intelectualizada .A escola em geral é muito cansativa, e o papel do professor neste caso é utilizar da mídia como TV, vídeos para sair da abstração para se chegar perto do concreto em suas aulas.Nesse caso, os meios tecnológicos são aliados pedagógicos para inovar e fazer as aula ficarem mais atraentes e construir conhecimentos significativos
Em minha opinião, a visão de Setzer é radical. A televisão, vídeo e internet pode ser usada por crianças desde que haja limites na escola e em casa pelos pais. Na educação, ela pode ser explorada para distinguir o bem do mal,e como material pedagógico.
Rita Maria de Souza

Um comentário:

Formação Continuada Tecnologia na Educação disse...

Concordo plenamente com você, todos os exageros e radicalismos não são benéficos ao desenvolvimento da sociedade, mas se soubermos utilizarmos todos os instrumentos tecnológicos que são colocados a nossa disposição, sem qualquer exagero, com certeza seremos profissionais mais competentes, mais felizes, mesmo que os nossos governantes insistam em não tratar com seriedade a nossa combalida educação.

Prof. Theorge