sábado, 24 de novembro de 2007

UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO -



Historicamente, a preocupação com a educação sempre esteve a cargo e a disposição de grupos privilegiados que ditam as normas e estabelecem o que é necessário que se aprenda.
Neste sentido, a tecnologia entendida como “artefato, cultura, atividades com determinado objetivo, processo de criação, conhecimento sobre uma técnica e seus processos etc” não é diferente na medida em que esteve restringida aos interesses e objetivos voltados a esses interesses.
As transformações inerentes ao processo tecnológico da mídia de massa não parou, e, especificamente nos dias atuais a criação de “espaços para a identificação e o diálogo entre várias formas de linguagens, permitindo que as pessoas se expressem de diferentes maneiras” forçam de maneira decisiva a ruptura de paradigmas, sinalizando que a educação sistematizada precisa acordar e caminhar ao lado das ditas “tecnologias” que nos são apresentadas diariamente.
Teorias dão conta dos males que a revolução tecnológica impõe ao desenvolvimento integral da criança e adolescente, por outro lado teorias também dão conta de afirmar que a revolução tecnológica colabora em muito com o desenvolvimento integral dessa mesma criança e adolescente.
Pois bem, a utilização das tecnologias sempre fez parte do cotidiano do profissional da educação, porém as tecnologias evoluíram e esse profissional parece perdido, talvez sem o tempo necessário para adentrar e estabelecer normas específicas próprias de como utilizá-las e trazê-las como mais uma aliada.
A utilização está restrita aos meios, digamos, mais tradicionais.
Lidar com as informações e entretenimentos estruturados em computadores ainda é privilégio de alguns e requer quebra de paradigmas e até mesmo uma visão holística da “democratização’ das ditas “Tecnologias de informação e comunicação na educação”.

Professora Maria Célia

2 comentários:

Formação Continuada Tecnologia na Educação disse...

Os exageros prejudicam em qualquer atividade que praticamos na nossa vida. Muito esporte, muito sexo, estudar demais, brincar demais, comer demais, trabalhar demais, ter contato com o computador apenas aos 17 anos etc. etc. etc... Se utilizarmos não apenas os computadores mas tudo aquilo que a tecnologia coloca a nossa disposição dentro dos melhores princípios do bemo sensoseremos felizes,

Formação Continuada Tecnologia na Educação disse...

Realmente um dos maiores entraves para que o profissional se aproprie de novas metodologias é a falta de tempo. Outro é o receio que tem do novo e o medo de errar e confessar suas limitações.(Cení)