As mudanças são fundamentais para inclusão, mas exige esforço de todos possibilitando que a escola possa ser vista como um ambiente de construção de conhecimento, deixando de existir a discriminação de idade e capacidade. Para isso, a educação deverá ter um caráter amplo e complexo, favorecendo a construção ao longo da vida, e todo aluno, independente das dificuldades, poderá beneficiar-se dos programas educacionais, desde que sejam dadas as oportunidades adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades. Ensinar e aprender estão sendo desafiados como nunca. Há informações demais, múltiplas fontes, visões diferentes de mundo. Educar hoje é mais complexo porque a sociedade também é mais complexa e também são as competências necessárias. As tecnologias começam a estar um pouco mais ao alcance do estudante e do professor. Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer para aprender, juntos ou separados.Antes o professor se restringia ao espaço da sala de aula. Agora precisa aprender a gerenciar também atividades a distância, visitas técnicas, orientação de projetos e tudo isso fazendo parte da carga horária da sua disciplina, estando visível na grade curricular, flexibilizando o tempo de estada em aula e incrementando outros espaços e tempos de aprendizagem.Educar com qualidade implica em ter acesso e competência para organizar e gerenciar as atividades didáticas.A direção, coordenação, professores e alunos estão se aprimorando na busca de uma gestão participativa das novas TIC e sua aplicação pedagógica nas escolas.Este local, denominado escola, tem que ser um lugar interessante, gostoso de estar, promover desafios, mudanças nas reflexões, construir posicionamentos e não substituir a família, o trabalho ou lugar para se divertir.
SANDRA REGINA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário