terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Refletindo sobre mudança

O mundo caminha a passos largos. As mudanças são inevitáveis. E nos últimos anos elas estão acontecendo de forma muito mais acelerada. Uma das dificuldades que sinto em acompanhar estas mudanças é o tempo e acredito que com a maior parte dos profissionais aconteça o mesmo.
Porém, nas escolas o maior entrave é a falta de vontade política por parte dos governantes em investir na educação. As verbas são insuficientes e as solicitações feitas dificilmente são atendidas. Pensar que 10 (dez) computadores são suficientes para escolas que tem mais de mil alunos é utópico, sem contar que não existe profissional disponível em todos os horários para atender os alunos. Seria necessário também ofertar o uso da tecnologia para a comunidade, pois a clientela da maioria das escolas públicas possui baixo poder aquisitivo. Às vezes, existe computador em suas casas, mas não têm acesso a internet, pois o custo ainda é muito elevado para estas famílias.
No entanto, cabe a nós, profissionais da educação, encontrarmos formas de driblar essas dificuldades e aproveitar da melhor forma os poucos recursos tecnológicos em prol de nossos alunos.
(Cení Angela Krug)

Nenhum comentário: